Psicologia

Como não se sabotar mais!!

Você alguma vez já desistiu de algum projeto ou algo que considerava importante simplesmente por dar ouvidos a criticas internas e externas, aprenda o porquê isso acontece e como não se sabotar mais.

Porque nos sabotamos?

Bem para começar e importante deixar claro que mesmo o ambiente influenciando toda sabotagem acaba sendo uma auto sabotagem pois mesmo que  devido a opiniões  de outras pessoas próximas como familiares, amigos, namoradas ou namorados você desista de fazer algo que você deseja e considera importante , todas decisões de sua vida são tomadas por você, logo mesmo que todas opiniões negativas e críticas realizadas influenciem a sua consciência e voz interna a sabotar seus projetos, no final das conta quem decide é você.

Desde mais novos somos criados com dogmas e crenças internas , que são entranhadas em nosso ser, desenvolvendo nossa personalidade socialmente, somos geralmente ensinados a sermos padronizados para buscar uma maior aceitação social e consequentemente afastar opiniões negativas, porem isso traz várias consequências negativas pois quando precisamos tomar  uma decisão importante para nós acabamos se deixando  levar por essas crenças e pela opinião de outras pessoas e que mesmo que nos amem e queiram o melhor pra nós, também possuem os mesmo dogmas e crenças e com isso acabam nos impedindo de se libertar e “fugir da caixinha”.

Claro não estou dizendo que não deve ouvir ninguém além de si mesmo, apenas estou dizendo que não precisamos aceitar opiniões negativas (mesmo de pessoas que nos amam) caso não concordemos com elas, você, você e somente você deve ser o responsável pelas suas decisões.

Negatividade x Positividade

Bem primeiro é importante entender que nossa mente tem dois objetivos principais: Fugir da dor, e buscar o prazer em nossa mente podemos imaginar como se existissem dois vetores um negativo e um positivo quanto mais crenças, dogmas e preocupação com opinião alheia você possuir maior será nosso vetor negativo, ou seja mais nossa mente vai tentar frear nossas tentativas de mudança, por exemplo vamos dizer que você decida largar um bom  emprego para abrir um negócio próprio, ou deseje trocar de curso na faculdade, obviamente que muitas pessoas próximas a você encherão de opiniões negativas, até ai tudo bem, se você possuir uma mente mais positiva, porem se você possui uma mente negativa logo uma voz na sua mente ira aparecer cheia de pensamentos pessimistas com isso você acaba desistindo de seu projeto e continua infeliz. Existem pessoas em que essa parte negativa da mente é tão grande que elas acabam se tornando totalmente negativas, angustiadas e chatas já imaginam o pior em todas situações e cenários possíveis, sempre possuem uma desculpa e isso já se torna instintivo pois nossa mente já é condicionado para buscar sempre o que é cômodo para nós e tendo isso reforçado pela negatividade você terá sempre dificuldade de seguir adiante com seus planos.

Agora imagine se grandes mentes que fizeram feitos incríveis tivessem deixado se levar por essa negatividade, como Steven Jobs que queria popularizar o computador e foi chacota, como Thomas Edson e a eletricidade, como Santos Dumont e seu sonho de voar os seus em um avião e se todas esses mestres tivessem desistido devido a crítica, o que aconteceria? A resposta é simples outra pessoa realizariam seus feitos. Então se você acredita em algo, não tenha medo e faça ou outra pessoa irá fazer e terá sucesso em seu lugar.

Ok! Mas como me tornar mais positivo e não se sabotar mais!

Você deve ter ciência que não dar importância a opinião alheia e não se sabotar é um processo gradual, a primeira coisa que você deve sempre fazer quando tiver um pensamento pessimista ou negativo é dizer para si mesmo: Ok eu estou ciente porem, EU decido continuar, tenha sempre ciência que as coisas ruins que sua mente materializa não vão acontecer, muita pelo contrario na maioria das vezes que sua mente vence essa voz negativa e vai adiante você evolui e dar o próximo passo.

Outra dica e sempre pensar que nem tudo e tão ruim quanto parece, exemplo tirar uma nota ruim em uma prova que você se dedicou parece ruim. Não é? Obvio que sim, porem quando pensamos que podemos andar, falar, correr que temos saúde, que temos amigos , família que temos um futuro inteiro pela frente uma nota baixa se torna algo pequeno e com todo esses pensamentos com certeza nos motivamos a mudar para obter um próximo resultado diferente, você não tem que se  contentar com as derrotas mais precisar supera-las pois se já passou não muda mais, porem o futuro podemos alterar.

Então jamais deixe que pensamentos negativos te afastem dos seus planos e objetivos seja você mesmo o dono de seu destino com suas decisões, seja positivo e vença seu dogmas e crenças limitantes com isso é certo que você irá alcançar suas metas.

Por fim deixo um video de Nick Vujicic:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.