Psicologia

Técnicas para relaxar corpo e mente

Relaxamento pela respiração

Uma das formas mais simples e rápidas de se relaxar é através da respiração, a respiração consiste em duas etapas inspiração e expiração tendo como objetivo buscar oxigênio e expelir o gás carbônico em nosso corpo, quando estamos praticando uma atividade física mais intensa, essa respiração se torna mais rápida e constante em busca da reposição de oxigênio em nosso corpo, a respiração para relaxar é totalmente ao contrario, é uma respiração mais pausada e lenta utilizando toda a musculatura do diafragma.

Relaxando o corpo e mente controlando a respiração:

Respire lentamente, inspirando o ar pelo nariz e expirando pela boca, de forma que as expirações sejam um pouco mais longas que a inspiração, tanto a inspiração quanto a expiração precisam ser suaves, sem muito esforço devem te trazer tranquilidade e não incomodo, quando nosso corpo realiza expirações mais lentas e longas o nervo conhecido como vago, responsável pela regulação da pressão arterial e da frequência cardíaca é estimulado de forma a reduzir  seus batimentos e pressão causando uma diminuição do estresse e aumento do relaxamento.

Comece a inspirar pelo nariz lenta e profundamente conte até 4 e comece a soltar o ar lentamente pela boca conte até 7 e volte a inspirar novamente (faça de 10 a 15 repetições).

Observação: você pode imaginar como se o ar inspirado tivesse uma cor branca e o ar expirado tivesse uma cor preta, ou mesmo que o ar inspirado lhe traz coisas boas ao seu corpo e o ar expirado elimina tudo que for tóxico ao seu corpo.

Relaxamento progressivo

Criada por Edmund Jacobson essa técnica basicamente em contrair e relaxar sua musculatura, é uma técnica extremamente simples

pode ser feita deitado ou sentado(recomendo que seja feita deitada)

feche os olhos e comece a contrair seus músculos durante 10 segundos e depois relaxa-los durante 15 segundos notando a diferença entre o estado de tensão e o estado de relaxamento muscular

Comece pelos pés estique-os imaginando que existe uma corrente elétrica passando por eles e depois relaxe-os imaginando que essa corrente vai embora,

repita o processo para as panturrilhas, quadríceps , barriga, mãos peito ,braços e por fim pescoço (nessa área está situada a maior tensão então recomendo que estique-o para cima depois para os lados e ai sim relaxe-o) repita essa técnica 3 vezes para cada parte do corpo citada(caso haja alguma parte com mais tensão pode fazer mais de 3 vezes).

Observações: evite faze-lo de barriga cheia e após tomar banho.

Relaxamento de schulz

Essa com certeza e minha técnica favorita consiste em imaginar sensações em diferentes partes do seu corpo

Imagine um peso como uma bigorna amarrada ao seu braço e que cada vez que repete “meu braço está mais pesado” o peso dessa bigorna aumenta 2 vezes e você se sente mais e mais relaxado

repita a sugestão “meu braço está mais pesado” 5 vezes e “quanto mais pesado meu braço mais relaxado estou” 2 vezes

o mesmo pode ser feito com sensação de temperatura, por exemplo: “meu braço está ficando quente” ou batimento cardíaco: “meu coração bate mais fraco e lentamente” use sua imaginação você pode imaginar que está com o braço em cima de uma fogueira ou dentro de um balde de gelo, não se limitando só ao braço mais também a outras partes como nuca, testa, costas, barriga nesse exercício o importante é usar a imaginação e realmente acreditar que aquela. sensação é real.

Bem agora que você ja sabe como as melhores técnicas para relaxar basta começar a utiliza-las.

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